A Ergonomia é a aplicação de conhecimentos científicos relativos ao Homem para conceber objectos, sistemas e envolvimentos adequados. Sistemas de trabalho, de desporto, de lazer, ou outros, devem incluir princípios ergonómicos na sua concepção, visando de forma integrada a saúde, a segurança e o bem estar do indivíduo, bem como a eficácia dos sistemas.
A maior parte das perturbações músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho desenvolvem-se gradualmente e são causadas pelo próprio trabalho ou pelas condições de trabalho da pessoa. Podem igualmente resultar de acidentes, como, por exemplo, fracturas e deslocamentos. Normalmente, estas perturbações afectam a região dorso-lombar, a zona cervical, os ombros e os membros superiores; menos frequentemente afectam também os membros inferiores.
Muitos problemas podem ser evitados ou consideravelmente minimizados se for cumprida a legislação em matéria de saúde e segurança em vigor e se forem observadas as orientações em matéria de boas práticas, o que inclui a avaliação das tarefas laborais, a adopção de medidas de prevenção e a verificação de que essas medidas permanecem eficazes.