quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Luva virtual

Uma luva de dados é um dispositivo de interacção semelhante a uma luva comum que, facilita o controlo na robótica e nas aplicações de realidade virtual.
Normalmente, esta luva é de látex devido à elasticidade do material. Através deste dispositivo é possível usar vários parâmetros físicos tais como: a pressão; a força linear; a temperatura e a textura de uma superfície ou material.
As luvas virtuais na maioria dos casos não são usadas em aplicações sem o apoio de outros periféricos, ou seja, normalmente usamos também um fato virtual e um capacete virtual. É com a presença destes três periféricos que obtemos a, intitulada, “realidade virtual”.


Uma das primeiras aplicações em âmbito mundial e que tornou famoso este dispositivo foi o filme Star Wars (1977) realizado por George Lucas. Mais tarde, vários filmes da Walt Disney passaram a usar esta tecnologia, e actualmente cerca de 98% dos filmes de animação, tais como Shrek, usando luvas e fatos virtuais.

Existem vários tipos de luvas, tais como: luvas de funcionamento óptico, magnético ou até mesmo de “tacto”, no entanto, podemos referir a luva de funcionamento óptico como o princípio de funcionamento mais usual nos nossos dias.

Assim, este princípio baseia-se no seguinte: um emissor colocado na ponta dos dedos da luva envia uma luz para um receptor colocado na parte superior da luva na zona do pulso, por sua vez, essa luz é enviada não pelo ar mas sim por guias de fibra óptica .
Dependendo da posição do dedo, esse mesmo receptor vai receber a luz na sua totalidade ou apenas parte dela, uma vez que a posição do dedo aumenta ou diminui as perdas da transmissão dessa mesma luz. Este fenómeno vai causar uma variação na resistência do receptor que, por sua vez, vai influenciar a tensão de saída do mesmo. Deste modo, para cada valor de tensão iremos ter uma posição específica.
Para poder ver as funcionalidades da luva virtual, clique neste video


Prevê-se que num futuro muito próximo, este tipo de realidade e os seus componentes estejam acessíveis ao cidadão comum, na medida em que, deixam de estar apenas ao alcance das grandes entidades, através de preços acessíveis.


Fonte: Wikipedia

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

1ª Tarefa

Interface Gráfica
Permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais.


Interactividade
Constitui um meio de interacção com o computador. Transmite a sensação de manipulação directa de objectos, atraves da utilização de dispositivos de entrada (rato, teclado, joystick...)


Realidade Virtual
É uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma das suas realidades temporais.


Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual
Rato 3D Head Tracker
Luvas electrónicas
Force Feed Back (Tacto) Scanner 3D

Apresentação

No ambito da disciplina de Aplicações Informáticas B serão publicadas várias mensagens neste blog acerca de trabalhos relacionados com esta disciplina.